A Comissão Científica convida a todos os profissionais envolvidos com a atenção a pessoa idosa dos serviços de saúde, das instituições de ensino e pesquisa, das iniciativas de gestão e participação social a compartilharem seus trabalhos científicos no    VI    Congresso    Cearense     de    Geriatria    e    Gerontologia (GERCE). O prazo para submissão irá de 20 de junho a 31  de agosto de 2019.

A seguir, estão descritos os procedimentos que deverão ser lidos e adotados para inscrição dos trabalhos. Vale destacar que a inscrição dos trabalhos será feita, exclusivamente, via internet – https://gerce.xtage.com.br/usuario

Os trabalhos inscritos serão publicados na Revista Acervo Saúde – ISSN 2178-2091 –   a revista oferece aos autores de resumos um serviço de emissão de Certificados Individuais de Publicação, que vincula o resumo ao registro ISSN da revista. O documento poderá ser solicitado pelos autores de resumos após a publicação do arquivo de Anais.

Normas para inscrição de trabalhos

É obrigatório que, pelo menos, um relator do trabalho esteja inscrito no evento para que o trabalho submetido seja avaliado e aceito para apresentação.

Cada relator poderá submeter até dois trabalhos. Vale destacar, que o número máximo por trabalho é de 06 autores, incluindo o relator. Os autores podem ser inseridos na ordem desejada. Esta ordem não poderá ser alterada, uma vez submetido o tema livre.

A apresentação dos trabalhos será no formato pôster impresso, inclusive aqueles concorrentes a prêmio.

Os trabalhos poderão ser encaminhados, sob a forma de resumo expandido (1.000 palavras). A totalidade de palavras do resumo incluirá título, introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusão / considerações. As referências deverá no estilo Vancouver, seguindo a nova ortografia da língua portuguesa. Não deverão ser incluídas figuras, tabelas ou quadros no resumo.

Tipo de fonte e tamanho de letra: Arial, tamanho mínimo 12 para conteúdos gerais e tamanho 10 para referências;

Devem conter nome completo, e-mail, número celular e instituição ou serviço dos autores.

Os autores deverão incluir até três descritores baseada na terminologia adotada pelo DECS, consultar: http://decs.bvs.br/ e selecionar uma das áreas geriatria ou gerontologia.

Tipos de trabalho que serão aceitos:

– Investigação Clínica;

– Relato de Caso;

– Relato de Experiência;

– Pesquisa Epidemiológica;

– Investigações Originais;

– Revisão Integrativa;

– Revisão Narrativa.

Os resumos devem atender as seguintes linhas de estudos propostos pelo evento:

– Envelhecimento Bem Sucedido;

– Senescência e/ou Senilidade;

– Reabilitação;

– Educação;

– Gestão;

– Direito e Cidadania;

– Cuidados Paliativos.

Modalidades de trabalhos científicos

  1. a) Pôster impresso

Esta modalidade destina-se à apresentação de pesquisas concluídas. As apresentações serão organizadas por áreas temáticas afins. O tempo de apresentação será de até 10 minutos.

Os pôsteres impressos devem ser elaborados rigorosamente dentro das normas e configurações a seguir:

– Configuração de tamanho: 120 cm x 90 cm (altura x largura), com cordão de fixação;

– É permitida a utilização de imagens e gráficos estáticos.

Importante: O pôster impresso será exposto em local especialmente designado e de acordo com a grade de apresentação e com a presença de um dos relatores responsáveis para explanação do seu trabalho. Os relatores serão informados sobre dia, hora e local que seu pôster será exposto para os congressistas.

  1. b) Prêmios:

Esta modalidade destina-se à apresentação de trabalhos científicos, que concorrerão a prêmios oferecidos na VI Congresso Cearense de Geriatria e Gerontologia. Além do resumo expandido, os autores deverão enviar trabalho na íntegra, em formato pdf, via sistema online, conforme normas da Revista Acervo Saúde.

Os trabalhos serão apresentados na forma pôster impressos, com tempo de apresentação de 10 minutos.

Antes de inscrever o trabalho para prêmio, clique no link específico para conhecimento do Regimento do Prêmio.

Para concorrer a prêmio, o trabalho deve estar inscrito na VI GERCE, ter caráter inédito atestado por seus autores, concorrer única e especificamente a um prêmio e, como condição sine qua non, ser apresentado por um dos seus autores. O prêmio tem um foco específico, é preciso seguir o tema do evento e normas.

Conheça os prêmios que serão concedidos durante a VI Congresso Cearense de Geriatria e Gerontologia:

– Prêmio Maria Gomes de Queiroz (Gerontologia)

– Prêmio – Maria Helena Aires Leal Barreira (Geriatria)

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

O processo de avaliação seguirá as seguintes regras:

1) O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central da VI GERCE e relacionar-se ao tema central do evento;

2) O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;

3) Deverá haver encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;

4) O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa;

5) Trabalhos originais com seres humanos deve ser anexado a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP).

OBSERVAÇÕES:

  1. A Comissão científica somente avaliará os trabalhos que estiverem dentro das normas.
  2. Todo trabalho, após ser submetido, não poderá sofrer alteração. Portanto, atenção ao anexar o seu arquivo. Verifique se realmente é o arquivo correto a ser anexado no sistema.
  3. Os certificados de apresentação pôster impresso concorrente a prêmio serão fornecidos a todos os autores que efetivamente comparecerem e apresentarem seus trabalhos.

Informações importantes:

Não são permitidas, sob quaisquer pretextos ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, seus fabricantes ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico e equipamentos pela referencial do produto.

Não serão aceitos resumos extraídos de artigos já publicados.

No texto não devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), nem o serviço de onde fazem parte, como também não pode constar onde foi realizado o estudo.

Trabalhos aceitos serão comunicados através de e-mail e, pelo menos, um dos autores deve se inscrever até o dia 01/09/2019. No impedimento do apresentador, qualquer um dos autores poderá substituí-lo, desde que esteja inscrito no congresso.

A SBGG/CE e a Comissão Científica do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso

A decisão final da Comissão Científica é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.

Informação aos Trabalhos aprovados 

No impedimento do apresentador qualquer um dos autores poderá substituí-lo.